30 de maio é o Dia do Decorador. Esse é o profissional responsável por transformar uma casa em um lar, usando criatividade, bom gosto e conhecimento técnico para trazer maior aconchego e a sensação de conforto que toda moradia precisa. Ao utilizar objetos de decoração variados e colocá-los estrategicamente nos ambientes, o profissional decorador alia funcionalidade à estética. Para homenagear o profissionais deste dia, a Criar Empreendimentos traz 4 dicas de decoradores para renovar o ambiente. Confira! 

Simetria

Uma das primeiras regras utilizadas pelos decoradores é a simetria. A intenção em apostar em traços simétricos é a garantia de uma decoração limpa e visualmente agradável. Para colocá-la em prática é simples, basta  imaginar uma linha divisória nos ambientes, prioritariamente com destaque para algum móvel grande, como cama, mesa ou sofá, distribuindo objetos menores de forma igual ou relacionada em ambos os lados da divisória. 

Cores

Quando decoramos a casa, as cores têm um papel fundamental na construção do ambiente e influenciam diretamente mobiliário e iluminação. Cores afetam as emoções e sensações de quem está ao redor, possibilitando interpretações e finalidades específicas. Logo, se você busca renovar os ambientes da sua casa, que tal investir em cores novas?Cores mais frias, como azul, lavanda e rosa-claro proporcionam calma e tranquilidade; já cores quentes, como vermelho, amarelo e laranja são ótimas para estimular a criatividade e atenção. Escolha a atmosfera ideal para cada cômodo e invista nas cores.

Texturas

Outra dica prática e fácil para renovar os ambientes é usar e abusar das texturas! Elas estão presentes em mantas, almofadas e tapetes, preenchendo de forma divertida e original qualquer ambiente. As combinações podem ser as mais variadas, desde as mesmas cores com estampas diferentes até estampas iguais em cores diferentes — tudo depende das suas escolhas. Nesta época do ano, com o inverno se aproximando, elas são perfeitas, pois aquecem e deixam o espaço convidativo e ainda mais agradável.

Espelhos

Nossa última dica é o uso de espelhos, que são essenciais em decoração e podem servir para diversos fins, como aumentar a amplitude das peças, ou seja, dar uma noção maior do espaço, por meio dos reflexos, ou  esconder pontos que você pode não quer mostrar, como uma viga ou uma coluna. Dependendo do ambiente, eles podem ser grandes, que vão do chão ao teto, emoldurados ou pequenos, dispostos em conjuntos e de formas variadas, como círculos ou quadrados. Cada modalidade traz uma sensação diferente para o ambiente, sendo a escolha perfeita para a renovação da casa. 

Gostou das nossas dicas? Aqui, no blog da Criar, sempre compartilhamos as melhores sugestões para você viver bem. 

Leia também: 3 diferenciais do Garden Club que vão fazer você se apaixonar