A compra de um imóvel é uma excelente aposta por diversas razões, mas uma das que mais chama atenção é ser um investimento seguro. Por isso, em tempos de crise acaba ganhando destaque entre as modalidades do mercado, sendo favorecido por alguns fatores, entre eles o seu alto valor tangível e a possibilidade de valorização.

No momento atual, em que enfrentamos uma pandemia mundial, encontramos um cenário econômico favorável para a compra de um imóvel. Além do estímulo à retirada de crédito ao menor custo já praticado no país, é possível desfrutar de algumas facilidades financeiras como a carência para realização de financiamentos imobiliários. Veja tudo sobre o assunto a seguir neste post

Segurança patrimonial

O investimento imobiliário é uma das modalidades que tem menor flutuação de preço — quando comparado ao investimento em capitais, por exemplo — e, por isso, garante a você um investimento mais seguro. Sendo assim, você adquire um bem rentável e ainda conta com a segurança de um patrimônio que não coloca o seu dinheiro em situação de risco — ou seja, tudo o que precisamos em períodos econômicos conturbados. 

Sem falar que, neste momento, o valor dos imóveis em geral é reduzido para tornar mais fácil a venda. Portanto, além de estar apostando em um negócio vitalício, que não perde valor ao longo tempo, e que pode render uma alta rentabilidade no futuro, você poderá comprar o imóvel por um preço mais baixo do que o valor praticado no mercado normalmente.

Facilidades financeiras

Outra oportunidade que o mercado oferece hoje devido, principalmente, à pandemia do novo coronavírus, é a queda na taxa Selic. Esse cenário é visto como um fator positivo para o mercado de imóveis, que pode operar com redução de taxas de financiamento imobiliário para manter o segmento aquecido.

Neste contexto, como medida de incentivo, a Caixa Econômica Federal anunciou uma série de alternativas para flexibilizar o pagamento de financiamentos habitacionais, a fim de estimular a economia no setor. Estão entre as principais determinações empreendidas: 

  • Carência de 180 dias para novos contratos de financiamento;
  • Pagamento parcial dos encargos por 90 dias;
  • Liberação de até 2 parcelas na construção individual sem vistoria;
  • Negociação de contratos em atraso de 61 dias a 180 dias, com incorporação de encargos e pausa concomitante.

Valorização

Além das facilidades econômicas, é importante ressaltar que um imóvel é um ativo que, independente do período, continua sendo valorizado, não só por ter uma localização privilegiada, oferecer segurança e ter uma boa infraestrutura, mas pela possibilidade de otimiza-lo ao longo do tempo, com reformas e manutenções, gerando benefícios ao patrimônio — afinal, essa é uma ótima maneira de aumentar o seu valor, tornando o bem ainda mais rentável a você.

Agora que você já sabe qual o investimento mais seguro a ser feito e sabe que a compra de um imóvel deve ser uma das suas principais opções na atual conjuntura econômica, confira os nossos empreendimentos e escolha o imóvel ideal para você. Deseja saber mais sobre o mercado imobiliário? Então continue acompanhando o blog da Criar Empreendimentos e as nossas publicações!

Leia também: Lar dos sonhos: o que observar na hora de adquirir o primeiro imóvel