Localizada no encontro entre o rio Itajaí-Açu e o oceano Atlântico, Itajaí é uma cidade que tem forte ligação com a navegação desde os seus primórdios. O município está situado no Litoral Norte de Santa Catarina e abriga um dos maiores complexos portuários do país. Bela cidade turística, recebe navios de cruzeiros vindos de diversos locais da América do Sul e também embarcações que estão de passagem pelo Brasil, em rotas internacionais. Com formações rochosas e praias paradisíacas, suas paisagens naturais são o que mais chamam a atenção.

Neste post, nós, da Criar Empreendimentos, apresentamos as principais atrações para você conhecer em Itajaí. Confira!

Litoral surpreendente

Itajaí cidade portuária.

É no ritmo das ondas do mar que a vida acontece em Itajaí. A natureza foi generosa com a cidade e o local possui praias que atraem turistas, surfistas e moradores o ano inteiro. Conhecida internacionalmente, a Praia Brava sedia campeonatos de surfe, tem infraestrutura completa e alta temporada no verão. A Praia de Atalaia também é propícia para esportes e reúne belas paisagens. Já a Praia de Cabeçudas tem aspecto de vilarejo, águas calmas e uma das orlas mais bonitas da região. Ainda, na Praia do Geremias, além de águas límpidas, encontra-se o Bico do Papagaio, formação rochosa que é um dos cartões-postais do município. 

Arquitetura histórica

Itajaí cidade portuária.

Com construções que datam do início do século XIX, Itajaí acolhe casarões coloniais centenários, museus históricos e até mesmo um sítio etno-arqueológico. A Casa da Cultura Dide Brandão, erguida em 1913, e a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, inaugurada em 1955, são os principais pontos turísticos do município. O templo religioso tem arquitetura gótica e é decorado com obras dos artistas italianos Emílio Sessa e Aldo Locatelli. Já a Casa de Cultura possui galerias de arte e sala de leitura e oferece vários cursos para a comunidade. 

Há ainda o Museu Histórico no Palácio Marcos Konder, antiga sede da prefeitura, que possui um acervo de mais de 2 mil peças. O Centro de Cultura Popular Mercado Velho, projetado em 1916 e restaurado com arquitetura art déco em 1936, é o lugar ideal para encontrar o artesanato local, além de petiscos e pratos típicos. Por fim, o Museu Etno-Arqueológico de Itajaí, localizado na antiga estação ferroviária da região rural, possui patrimônios culturais e dedica-se às temáticas de arqueologia sambaquiana. 

Vida cultural diversa

Itajaí cidade portuária.

A cultura é um dos principais atrativos de Itajaí. Os traços culturais da colonização portuguesa e alemã permanecem vivos através das manifestações folclóricas, das festas típicas e das construções preservadas. Com programação movimentada, a agenda da cidade conta com grandes eventos: em outubro, há a Marejada, festa tradicional com diversas atrações musicais, feira de negócios e comida local; o Festival de Música de Itajaí em setembro; e a Festa Nacional do Colono, que acontece em homenagem aos agricultores. Além dessas, há também famosas casas noturnas na Praia Brava, bares e choperias e, ainda, a Via Gastronômica com restaurantes e opções variadas.

Economia consolidada

Itajaí cidade portuária.

Com o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina, Itajaí apresenta uma economia sólida e um alto padrão de qualidade de vida. Sua localização estratégica condicionou o desenvolvimento da atividade pesqueira, portuária e industrial, fazendo com que seu porto se tornasse um dos locais com maior movimentação de contêineres do Brasil. O turismo é outra fonte econômica da região: a cidade acolhe o único píer exclusivamente turístico do país, a maior marina do Brasil e atrai navios e transatlânticos internacionais. Com grande fluxo de pessoas, o município figura como o 14º com maior geração de empregos em 2019. 


A mescla cultural, as paisagens naturais e o crescimento econômico fazem de Itajaí uma cidade acolhedora para quem a visita ou decide morar nela. Por isso, a Criar Empreendimentos a escolheu para sediar seus lançamentos imobiliários. Conheça nossos imóveis e descubra uma nova forma de viver o município.