Comprar o imóvel dos sonhos é um grande passo na vida de qualquer pessoa. É uma fase importante no planejamento de vida que traz, claro, muita felicidade para o comprador. Ter seu próprio cantinho, organizá-lo do seu jeito e dar ao imóvel a sua cara é, sem dúvida, uma grande conquista. Existem, no entanto, alguns cuidados que necessitam de atenção: a localização, o estado de conservação, a forma de pagamento, a documentação, etc. Tudo precisa estar em ordem.

Por isso, nós, da Criar Empreendimentos, vamos selecionar o que é preciso observar na hora de adquirir o primeiro imóvel.


Localização

Antes de comprar uma casa ou um apartamento, é sempre importante analisar as possibilidades de transporte na região, como pontos de ônibus próximos à nova residência. Outro fator fundamental é que o bairro disponha de hospital, posto de saúde e escola por perto. Além disso, é interessante reparar na vida noturna do local e dos arredores. Morar em um bairro muito agitado pode ser ruim em relação aos barulhos e aos ruídos e pode prejudicar o sono. 

Segurança

Não tem jeito, o Brasil é um país perigoso. A criminalidade assusta e, por isso, você deve tomar precauções com sua segurança em seu novo lar. Ter um posto de polícia perto de casa é sempre bom, porque pode amenizar as investidas de marginais. Analisar se a sua nova rua possui iluminação boa também é fundamental. Pesquisar índices de criminalidade da região pode auxiliar na hora de escolher o imóvel ideal. 

Estado de conservação 

Para realizar a melhor aquisição e não ter problemas futuros com sua moradia, é interessante analisar alguns fatores: se o imóvel for novo, leia o memorial descritivo do empreendimento e veja quais materiais foram utilizados na construção; se for imóvel usado, verifique se não há rachaduras, infiltrações, desníveis no piso ou problemas estruturais visíveis. Analisar tais pontos antes da compra pode evitar muita dor de cabeça. Pode ter certeza disso.


Pagamento 

Depois de pesquisar e escolher o imóvel dos seus sonhos, você, claro, precisa analisar as opções de pagamento. Essa questão é complicada, mas pode ser facilitada com organização e planejamento. No mercado, normalmente, as alternativas mais comuns para aquisição de um imóvel são o consórcio, a quitação à vista e o financiamento. Elabore um panorama de suas finanças e analise qual desses tipos de pagamento se encaixa melhor no seu bolso. 

Documentação

Dicas para analisar antes de comprar o primeiro imóvel.

A parte mais burocrática na hora de adquirir o primeiro imóvel é indubitavelmente a que mais dá dor de cabeça. Os documentos necessários para comprar uma casa ou um apartamento são muitos, por isso você deve prestar muita atenção. A papelada imprescindível para a aquisição é diferente se a moradia é nova ou usada.

Imóvel novo: memorial descritivo, convenção do condomínio e certidão negativa de débitos com o condomínio.

Imóvel usado: matrícula do bem, certidão negativa de ação cível e criminal do vendedor, certidão negativa dos tributos do imóvel, certidão negativa de débitos com o condomínio e certidão negativa de utilidade pública do imóvel. 

Essas são apenas algumas dicas que podem ajudar você na hora da aquisição do seu primeiro imóvel. Quer saber mais? Nós, da Criar Empreendimentos, temos sempre as melhores sugestões para você!


Confira o nosso site e veja as alternativas de imóveis que mais combinam com você.