2020 começou e veio com tudo! O Brasil finalmente está saindo da crise que perdurou nos últimos anos e a perspectiva é de grandes oportunidades. O setor imobiliário figura entre os mercados mais promissores, sendo este o momento ideal para investir e comprar um novo imóvel.

Atenta às movimentações da atual conjuntura, a Criar Empreendimentos traz um blogpost especial com as perspectivas imobiliárias para 2020. Confira!

Retomada do setor

Mercado Imobiliário em 2020

Após o período de queda do mercado imobiliário, 2019 marcou a retomada de crescimento do setor. Segundo uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a projeção é de que o Brasil demande a construção de 14 milhões de novas moradias até 2025. Logo, os anos de 2020 e 2021 serão ideais para a compra de imóveis pensando a médio e longo prazo. Por enquanto, os valores de casas e apartamentos seguem reduzidos, mas isso não se manterá por muito tempo, pois, com a alta da demanda nos próximos anos, eles tendem à valorização.

Menor taxa de juros nos últimos anos

Além disso, o mercado imobiliário sofre grande influência da taxa básica de juros, que determina valores aplicados sobre financiamentos e outras negociações. Em 2019, houve sucessivas quedas na taxa Selic, pois, somente no ano passado, ela teve quatro cortes consecutivos, passando de 6,5% para 4,5%.

Com os 4,5%, a taxa Selic do Comitê de Política Monetária (Copom), órgão criado em 1996, atingiu a mínima histórica. Essa política facilita enormemente a entrada de novos consumidores no setor. Afinal, com os juros mais baixos, o cenário é ideal para a compra de um imóvel.

Novas tecnologias

Mercado Imobiliário em 2020

A transformação digital está em todos os setores e isso não é diferente no ramo imobiliário. A perspectiva é que este seja um ano de acesso facilitado aos imóveis, tanto na parte de busca e venda quanto em relação a menor burocracia nos processos. Novas tecnologias, como o agendamento on-line de visitas físicas ou o uso da realidade virtual, a qual possibilita que interessados conheçam o imóvel sem sair de casa, facilitam e reduzem o custo de acesso às informações e disposições da residência tanto para compradores quanto para corretores.

Outras novidades como a assinatura digital e a realização da avaliação dos imóveis por machine learning, que proporciona um cálculo mais realista do preço do imóvel com base nos dados atuais de mercado agilizam o processo, tornando o setor menos demorado e burocrático.

Aproveite o ano favorável e compre seu novo apartamento conosco. A Criar Empreendimentos tem diversas opções de imóveis. Acesse nosso site e conheça nossos imóveis.