Adquirir um apartamento possui muitas vantagens, mas também requer atenção em alguns detalhes como a taxa de condomínio. Com a nossa rotina, às vezes não conseguimos acompanhar tudo o que acontece no empreendimento, por isso a taxa aparece para auxiliar nos reparos e necessidades do condomínio. A seguir, descubra como funciona a taxa de condomínio e como ela é calculada.

O que é a taxa de condomínio?

A taxa de condomínio é um valor pago mensalmente por todos os moradores. Nela são custeados os serviços importantes para o dia a dia, como segurança, conta de água, manutenção das áreas comuns do prédio, impostos e gastos com produtos de limpeza. O valor da taxa varia de acordo com a região onde o empreendimento está localizado e o número de moradores.

No caso do Garden Club, empreendimento da Criar, a taxa envolve uma questão de fatores como a energia solar, que além de ajudar o meio ambiente e a cidade, é uma fonte de energia limpa. Quer conhecer mais? Cadastre-se: https://garden.criarempreendimentos.com.br/ 

Como é calculada a taxa?

Antes de calcular a taxa de condomínio, é preciso listar todos os gastos do empreendimento. Se a taxa escolhida for fixa, é necessário apontar todas as despesas mensais, considerando contas, serviços, salários e manutenção, e projetar as despesas para os próximos 12 meses.

Não podem ser esquecidas algumas despesas extras no valor, como os reparos de aparelhos, além de ser necessário usar o índice de inflação para ajudar a prever o aumento dos custos. O valor total é dividido pelo número de apartamentos do condomínio.

Quais os riscos de não pagar a taxa de condomínio?

A taxa de condomínio é obrigatória para todos os inquilinos ou proprietários dos imóveis e existem algumas medidas que podem ser aplicadas contra o morador inadimplente, como por exemplo:

– aplicação de multas e juros;

– notificação extrajudicial para pagamento;

– cobrança judicial.

Tome cuidado: com a cobrança judicial, diante da falta de pagamento, é possível que o imóvel seja penhorado e levado a leilão para quitar a dívida.

A Criar Empreendimentos conta com imóveis exclusivos no Garden Club, pensados para o conforto e qualidade de vida de toda a sua família. Entre em contato conosco e conheça tudo sobre esse empreendimento: https://www.criarempreendimentos.com.br/ 

Fonte: JUS, Tecnisa, URBS