A compra de um novo apartamento é sempre uma grande conquista. Mas, antes de se tornar o mais novo proprietário do imóvel, o comprador precisará fazer uma proposta e enfrentar toda a parte burocrática do negócio. Para conseguir concluir um acordo vantajoso, entender dos passos e detalhes de como negociar seu apartamento da melhor forma é essencial. As palavras-chaves incluem taxas, leis, documentos, além de conhecer o preço atual dos imóveis no mercado. Quanto mais você souber, mais terá vantagens na negociação.

Se não sabe por onde começar, a Criar Empreendimentos separou quatro dicas de como negociar seu apartamento da melhor forma. Seguindo esses passos abaixo, fechar a compra e realizar o sonho da casa própria, com melhor valor, localização e custo-benefício, será fácil. 

Estude os valores da região e imóveis semelhantes

Você encontrou o apartamento dos sonhos e quer fazer uma proposta ao proprietário? Antes de falar de valores é preciso entender mais sobre eles. Por isso, o primeiro passo de como negociar seu apartamento da melhor forma é saber como está o mercado imobiliário. Pesquise apartamentos na mesma região e categoria que você pretende comprar, com tamanho e áreas de lazer semelhantes, e não esqueça de acrescentar no valor se o imóvel é mobiliado, neste caso, cada detalhe conta. Através dessa média, saberá se o proprietário atual está cobrando um valor justo, se pode pedir um desconto e, ainda, terá mais argumentos na hora de negociar. 

Como fazer a proposta? 

Já estudou o mercado e sabe com clareza quanto deve oferecer pelo apartamento? O próximo passo é fazer a proposta. Esse documento costuma ser o primeiro contato com o proprietário ou a construtora, logo, deve ser bem completo. Não esqueça de acrescentar seus dados pessoais, informações sobre o imóvel, sua proposta e formas de pagamento. Para conseguir aprovação de forma mais fácil, também é importante incluir documentos que comprovem sua intenção e renda. Vale lembrar que o objetivo de apresentar o documento da proposta de compra é apenas mostrar interesse e reservar o imóvel, não valerá como uma escritura, por exemplo. Se o proprietário aceitar, vocês têm um negócio fechado, caso não, provavelmente ele fará uma contraproposta. Para esta segunda opção, é fundamental você ter concluído a primeira dica de como negociar seu apartamento da melhor forma e conhecer os preços do mercado. 

Como negociar seu apartamento da melhor forma: conheça as taxas

Se você escolhe por financiar o imóvel, é importante estar atento a todas as taxas de juros e administrativas do apartamento. Entre as principais dicas, não deixe que o valor comprometa mais que 30% do seu salário, é normal nesse momento o coração falar mais alto que a razão, mas não esqueça de manter os pés no chão e realizar o processo com cautela e organização. Saiba também que nem sempre o seu banco é a melhor opção. Normalmente a simulação mais vantajosa e flexível é aquela do banco que já possui conta, afinal, a instituição já tem o seu cadastro e cuida da sua movimentação financeira há algum tempo, facilitando também no processo de aprovação de crédito. Mas, não leve isso como regra, não é incomum outros bancos oferecerem uma proposta mais favorável, e não custa dar uma olhadinha, né? Para mais dicas de como financiar o seu novo imóvel com sucesso, acesse esse post da Criar Empreendimentos com informações valiosas: https://www.criarempreendimentos.com.br/blog/5-dicas-para-financiar-o-seu-novo-imovel/

Considere negociar direto com uma construtora

Adquirir um apartamento na planta é um negócio com inúmeras vantagens. Além de ser o primeiro morador, você vai pagar um valor relativamente mais baixo, em comparação ao mercado, por um imóvel que tende a valorizar após concluído e, ainda, as formas de negociação são das mais variadas. 

Um dos primeiros prós é justamente a facilidade e flexibilidade de negociação. Com menos envolvidos no negócio, os termos e valores são impactados positivamente. Além disso, sabemos que os processos burocráticos são uma parte bem chata na hora de realizar a compra do novo imóvel, quando se opta negociar direto com a construtora, esse processo cai pela metade. 

E, por fim, de maneira geral as construtoras buscam adequar o financiamento às condições do interessado e fazem questão de manter clareza em seus contratos. Dessa forma, cada papel assinado exibirá com detalhes todas as taxas e movimentações do processo de compra. Você saberá quanto pagará cada mês, os juros desse valor e até quando finaliza o financiamento. Outro ponto positivo é contar com o auxílio da construtora em qualquer dúvida ou problema que possa aparecer durante o processo. 
Com estas informações, certamente não restarão dúvidas de como negociar seu apartamento da melhor forma. Acesse o site da Criar Empreendimentos e confira as opções que estão sendo construídas por aqui. Sempre tem um imóvel adequado para o seu bolso, nas condições ideais e para atender o seu gosto.